Menu Categorias Menu
 
Todas as mensagens
Evento
Notícia
Dicas
Cotidiano
 
 
  Outros Blogs
 
ABRALE - home page
ABRASTA - home page
Blog da ABRALE
Blog do Núcleo Campinas
Blog do Núcleo Curitiba
Blog do Núcleo Porto Alegre
Blog do Núcleo Rio de Janeiro
Blog do Núcleo Goiânia
Encontrando Dr. Hodgkin - Blog da Cristine
Linfoma Emocional - Blog da Bruna
Blog da Rejane
Dentro da Bolha - Blog da Bá
Blog da Victória
Blog do Núcleo Recife


  Histórico  
 
 
  Votação
 
Dê uma nota para meu blog


ABRALE - Crie o seu Blog

Notícia


 
 

Para se inspirar, acreditar e se superar: a lição de Gianecchini

 

"Para falar a verdade, só chorei de emoção ao constatar o amor que vinha para mim. Uma carta ou uma pessoa que me parava no hospital com um sorriso enorme, força, estou junto com você. Falo e me arrepio. Eu embarquei muito nisso. De trazer o amor para mim. Voltar para o sentido real da vida. E o sentido era este: troca. Um aprendizado. Só pode ser esse o sentido. Trocar um olhar de amor. É isso que move a gente para um outro patamar. É isso que faz a gente até se curar."
- Reynaldo Gianecchini.


(Leia AQUI a entrevista completa)

 

 

 

 

(fonte: Revista Época // Foto: J.R. Duran)

 



Escrito por Adelane Araújo às 22h31
[] [envie esta mensagem] []



 
 

Balanço de carnaval: mais de 9 mil doações de sangue no Ceará

A solidariedade marcou presença durante a campanha de carnaval do HEMOCE. Em todo estado do Ceará foram realizadas 9.424 doações de sangue e 1.347 cadastros de medula óssea no período de 23 de janeiro a 21 de fevereiro. Só na capital, na semana que antecede o carnaval e durante as festas, foram coletadas 1.950 bolsas de sangue, um aumento de 25% no número de doações se comparado ao ano de 2011, que totalizou 1.461 doações de sangue, no mesmo período.                               

 

UnidadeDoação de SangueCadastro Medula Óssea
Hemoce - Fortaleza 5.163 821
Hemoce - Crato 1.840 228
Hemoce - Quixadá 390 28
Hemoce - Iguatu 640 95
Hemoce - Sobral 1.391 175
Total9.4241.347

 

Para ler a notícia completa, clique aqui!



Escrito por Adelane Araújo às 20h28
[] [envie esta mensagem] []



 
 

Sobre amor e perseverança

 

Clique aqui e comprove quão lindo é ser um voluntário, um herói da vida real!

JUNTOS SOMOS MAIS!

 



Escrito por Adelane Araújo às 18h52
[] [envie esta mensagem] []



 
 

Com apenas um clique, você pode ajudar a salvar milhões de pessoas em todo o Brasil, garantindo maior segurança nas transfusões de sangue!

 

 


O teste NAT, sigla em inglês para Teste de Ácido Nucleico, é o método mais eficiente na detecção dos vírus da Aids e Hepatites B e C no sangue.

  • 5% dos novos casos de Aids (HIV) que ocorrem a cada ano são causados por transfusões de sangue
  • Anualmente, as transfusões sanguíneas são responsáveis por cerca de 14 milhões dos infectados por Hepatite B, e, em média, por 4,7 milhões dos casos de Hepatite C
  • O risco de contrair HIV por transfusão de sangue no Brasil é 20 vezes maior do que nos EUA, que já utiliza o teste NAT em seus centros de tratamento 

Uma vez comprovada mundialmente a segurança do NAT, é direito de todo cidadão receber sangue livre de contaminações, pois a saúde é garantia constitucional, inserida entre os direitos fundamentais do cidadão.


O NAT oferece uma segurança 84% maior que os outros testes quanto à contaminação pelo vírus das Hepatites "B" e "C" e é 68%  mais seguro em relação à contaminação pelo vírus da AIDS (HIV), diminuindo o tempo entre a contaminação do doador e sua detecção no sangue, período  denominado "janela imunológica".

Embora a Portaria nº 1.353, de 13/06/11, venha regulamentar a atividade hemoterápica no país, estabelecendo diretrizes para a segurança no processo, ainda não tornou obrigatória a realização do teste NAT, considerado o mais seguro para o receptor.

Em função dessa realidade a ABRALE, ABRASTA, AMEO - Associação da Medula Óssea, IBraFHI e ABHH - Associação Brasileira de Hematologia e de Hemoterapia promovem o presente MANIFESTO DO NAT, esperando contar com a adesão da população e da sociedade civil para que o Poder Público garanta às pessoas que dependem de transfusões o direito a uma transfusão segura.

Exija os seus direitos! Clique AQUI e participe do manifesto.

Compartilhe essa mensagem em suas redes sociais!


 



Escrito por Adelane Araújo às 14h56
[] [envie esta mensagem] []



 
 

Vitória, Victória!

 

Conheça uma paciente mais que querida, hoje voluntária da nossa causa e exemplo de viver bem antes, durante e depois do tratamento, aqui!


 



Escrito por Adelane Araújo às 20h18
[] [envie esta mensagem] []



 
 

Lute pela Vida!

 

"Não tenho dúvidas de que o engajamento do paciente estabelece vínculos com a capacidade de reação. Em quase 30 anos de trabalho, testemunhei muitas conquistas que não pareciam possíveis, do ponto de vista estatístico. E é interessante observar que essas pessoas são as que abraçam a própria causa, manifestam uma vontade grande de lutar e viver”

Nise Yamaguchi, oncologista

Fonte: Veja

 



Escrito por Adelane Araújo às 23h48
[] [envie esta mensagem] []



 
 

Hemoce implementa ações para melhorar o acesso à doação

Ações a favor da solidariedade. Para atender a demanda, que abrange todos os hospitais públicos do estado, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) precisa de 250 doações diárias, ou seja, aproximadamente 5.500 doações mensais. Tendo em vista a importância da doação, já que, nada substitue o sangue, o Hemoce criou uma série de programas visando aproximar a população do hemocentro.

Existem várias formas de se tornar um doador e até fidelizar-se à causa da doação de sangue. Uma delas é acompanhar o calendário de coletas externas, disponível em nosso site (www.hemoce.ce.gov.br). A Unidade Móvel do Hemoce, está todos os dias em um local diferente da cidade com uma equipe preparada para oferecer o melhor atendimento aos doadores.

O doador tem ainda a oportunidade de reunir um grupo -
no mínimo 11 pessoas - de amigos, colegas de trabalho ou mesmo a família e ligar para a Captação de Doadores do Hemoce (3101.2300/ 3101.2292) solicitando fazer parte do Projeto Caravana da Solidariedade. Este projeto tem por objetivo facilitar o acesso do doador ao hemocentro. Uma van do Hemoce vai até o lugar agendado e realiza o transporte de ida e volta dos candidatos, garantindo segurança àqueles que levam esperança a muitos pacientes apenas com um gesto. 

A participação social, através de seus segmentos, tem contribuído para divulgar de forma mais eficaz o processo da doação de sangue, motivando nas pessoas a possibilidade de ser um doador e simplificando o entendimento deste gesto. Eventos como, a Mostra Brasileira de Teatro Transcendenta,l que acontece a nove anos na capital, possibilitou, através da parceria, que o Hemoce disponibilizasse um posto de coleta  no Shopping Via Sul. A união de duas organizações, Estação de Luz e Shopping Via Sul, com objetivo único de ajudar a população fez toda a diferença. 
O stand fica próximo as salas de cinema, e o atendimento ao público é feito das 15h às 20h, até o dia 28 de agosto.

O Centro de Hematolgia e Hemoterapia do Ceará, é um órgão que depende diretamente do compromisso  e da solidariedade das pessoas, já que o sangue não pode ser fabricado e nem comercializado, foca todas as suas ações em oferecer o melhor atendimento ao doador e garantia de qualidade no sangue a ser transfundido.
Por isso, não perca tempo, ofereça o que você tem de melhor: a vida!

Para doar é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais 50kg, ter entre 16 e 67 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade, só poderão doar com o consentimento do responsável.

Os doadores do sexo masculino podem realizar até quatro doações ao ano, no intervalo de dois meses de uma doação a outra. Já as mulheres, podem realizar até três doações ao ano, com intervalo de três meses entre as doações.


Programas Sociais

Uma outra forma de participar dessa corrente é através do 
Programa Escola Cidadã, que tem por objetivo o contato direto com instituições de ensino fundamental e médio, público e privado. A iniciativa visa fortalecer o entendimento da importância da doação de sangue, como hábito de cidadania e responsabilidade social,  através de palestras educativas, atividades lúdicas e campanhas para doação de sangue. Além de trabalhar a formação dos jovens cidadãos o programa estabelece um canal  de interação com pais e alunos, através do concurso anual de frases e desenhos, que compõem o calendário do hemocentro. As instituições interessadas em participar, devem entrar em contato com a Captação de Doadores no telefone (85) 3101.2300 e agendar um momento para conhecer o projeto e, se interessar, assinar o convênio. As escolas conveniadas recebem nas festividades da Semana do Doador Voluntário de Sangue, em novembro, o Selo Escola Cidadã como reconhecimento de seu compromisso.

Um Programa semelhante mas que tem como foco empresas e instituições, públicas ou privadas, é o
Programa Empresa Ciadadã. A atividade foi criada com o objetivo de manter contato direto com organizações engajadas com a questão social e, juntamente com elas, montar um calendário de atividades que incluam campanhas de doação de sangue pelo menos duas vezes por ano. Para conhecer todos os benefícios do Programa e até mesmo fazer parte dele, basta contactar a Captação de doadores, através do telefone 3101.2300 ou  captacao@hemoce.ce.gov.br . O Programa Empresa Cidadã também oferece o selo do Hemoce às intituições.


Locais de doação

Hemocentro coordenador:

Av. José Bastos, 3390 - Rodolfo Teófilo, telefone: (85) 3101.2296 Fax: (85) 3101.2307
Horário de Funcionamento: 7h30min às 18h30min, de segunda à sexta-feira  e de 8h às 16h, nos sábados

Posto de Coleta do IJF:

Rua Barão do Rio Branco, 1816 - Centro, PABX: (85) 3101.5293
Horário de Funcionamento: 7h30min às 18h30min, de segunda à sexta-feira e de 13h às 17h30min, nos sábados, domingos e feriados.


Interior

- Hemocentro do Crato: (088) 3102.1260/3102.1261.
Horário de Funcionamento: 7h às 17h30min, de segunda à sexta-feira e 7h às 11h30min, nos sábados

- Hemonúcleo de Juazeiro do Norte: (088) 3102.1169 / 3102..1170
Horário de Funcionamento: 7h às 17h30min, de segunda à sexta-feira e de 12h às 17h30min, nos sábados

- Hemocentro de Iguatu: (088) 3581.9409
Horário de Funcionamento: 7h às 18h, de segunda à sexta-feira

- Hemocentro de Quixadá: (088) 3445.1006
Horário de Funcionamento: 7h às 17h30min, de segunda à sexta-feira e das 7h às 11h30min, aos sábados

- Hemocentro de Sobral: (088) 3677.4624/4627
Horário de Funcionamento: 7h às 18h, de segunda à sexta-feira e das 7h às 12h, aos sábados

Fonte: Hemoce

 



Escrito por Adelane Araújo às 23h41
[] [envie esta mensagem] []



 
 

Que tal realizar sonhos?

 

A ABRALE - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia - e a ABRASTA - Associação Brasileira de Talassemia - firmaram parceria com a Ong Make a Wish e realizará desejos de pacientes de 3 à 17 anos em tratamento de doenças onco-hematológicas e talassemia. Para participar, basta entrar em contato conosco no 0800 773 9973 ou pelo abrale@abrale.org.br 

A Make-A-Wish® Brasil é uma afiliada da Make-A-Wish Foundation® International, uma das instituições de apoio à criança mais conhecidas e respeitadas no mundo com presença em 36 países. Fundada em outubro de 2008, a Make-A-Wish Brasil é certificada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e já realizou mais de 200 desejos de crianças de todo o país com o auxílio de uma a rede de 300 voluntários. A sede é em São Paulo com uma primeira unidade recentemente inaugurada em Campinas.

"Nossa missão é realizar os desejos de crianças que têm suas vidas ameaçadas por doenças graves. Acreditamos que isso enriquece a experiência humana com esperança, força e alegria. Para uma criança gravemente doente, ter um desejo realizado significa que nada é impossível. Significa recuperar a esperança e a força para continuar a lutar, esquecer tudo por um momento e ser, apenas, criança."

* Os pedidos serão realizados de acordo com os critérios e demandas da Make a Wish.

 



Escrito por Adelane Araújo às 15h10
[] [envie esta mensagem] []



 
 

Dica de leitura!

Oi gente, tudo bom?

Compartilho com vocês essa interessante entrevista do renomado Dr. Murray Brennan, referência mundial no tratamento de sarcomas dos tecidos moles. Autor de mais de 1.000 artigos científicos, ele acredita que no futuro o câncer será uma doença crônica, assim como a hipertensão.

Para ele, "estamos começando a pensar diferente. A pensar no câncer como uma doença crônica, em vez de pensar nele como uma doença fatal. Antes de curarmos o câncer, vamos conseguir controlá-lo. Assim como fazemos com a aids, hipertensão ou qualquer doença crônica. As pessoas vão viver cada vez mais tempo com o câncer. E vão morrer cada vez menos por causa dele."

Acessem o site da Veja através deste link e leiam a entrevista completa.

E aí, o que acharam?

Abraços e até loguinho!

 



Escrito por Adelane Araújo às 16h41
[] [envie esta mensagem] []



 
 

 

 

Clique na imagem e  conheça o site da campanha.

Ajude-nos a divulgar essa idéia!

 



Escrito por Adelane Araújo às 12h22
[] [envie esta mensagem] []



 
 

O Legado de José Alencar

 

 

A notícia do falecimento do nosso ex-vice-presidente, José Alencar, gerou comoção nacional. Todos que acompanharam sua caminhada na luta contra o câncer sentiram com pesar sua partida.

Particularmente, eu que o admirava por sua forma de conduzir a política, mas ainda mais pela maneira com a qual encarava a doença, deixei clara aqui a minha admiração. José Alencar partiu como um exemplo a ser seguido: de garra, fé e otimismo que, para mim, são tão eficazes no tratamento quanto qualquer outra terapêutica. Acreditar no tratamento e no bem estar pré, durante e pós tratamento são condições essenciais para que tudo se torne mais leve e claro durante o processo de cura da doença.

José Alencar nos mostrou bem a máxima da vida de que é preciso viver cada dia como se fosse ÚNICO, e não o ÚLTIMO. Ele deixou a História com seu nome cravado na defesa do diagnóstico precoce, de viver bem mesmo passando por várias cirurgias e sessões desgastantes de quimioterapia e, principalmente, que é possível ter uma vida normal COM a doença e não APESAR  dela.

O ex-vice-presidente falou bem de como é importante colocar o CÂNCER na pauta de discussões nacionais...assim mesmo, em letras garrafais. Não adianta bater na madeira para afastar uma doença que muitos ainda relutam em dizer o nome. É preciso sim falar sobre, enfrentar, ter consciência do que se passa com o seu corpo.

Ter uma vida plena, aproveitando o que ela nos oferece, encarando todo dia com um verdadeiro PRESENTE, era isso que ele pedia a nós.

Deixo aqui minha homenagem a esse homem que, para mim, será sempre lembrado como um símbolo de perseverança.

Adeus, José Alencar.

------

P.S.: para aqueles que quiserem se inspirar nesse grande homem, leiam essa entevista e assistam esse vídeo. Vale a pena!


As informações publicadas nesse Blog são independentes da ABRALE
e de responsabilidade única de seus autores.



Escrito por Adelane Araújo às 16h22
[] [envie esta mensagem] []



 
 

Sobre o AMOR

 

Para ver a prova de que o amor ao próximo pode mudar o mundo, clique aqui!

Apaixonado

 



Escrito por Adelane Araújo às 20h29
[] [envie esta mensagem] []





Escrito por Adelane Araújo às 00h07
[] [envie esta mensagem] []



 
 

Vamos entrar nessa corrente?

 

Oi gente, tudo bom?

Uma das melhores coisas dessa caminhada é encontrar cada vez mais pessoas solidárias que se unem à causa da onco-hematologia e que estão dispostas a ajudar o próximo. A internet facilita muito esse tipo de contato...Um divulga ali, o outro comenta dali, e BUM! De repente todos se juntam à idéia e temos um acampanha virtual.

Foi o que aconteceu com a Jacqueline Brandão, do blog Um Loosho. Ela lançou a idéia da doação de sangue entre os internautas e muuuuuita gente resolveu ajudar. Que tal você entrar nessa também?

Para saber mais é só clicar aqui!

imagem retirada do blog Um Loosho

 



Escrito por Adelane Araújo às 18h12
[] [envie esta mensagem] []



 
 

-

 



Escrito por Adelane Araújo às 22h06
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


   

As informações publicadas nesse Blog são independentes da ABRALE
e de responsabilidade única de seus autores.